Emater e MDA se reúnem para aperfeiçoar parcerias voltadas para agricultura familiar

O encontro foi realizado na sede da Emater Goiás nesta segunda-feira,17

Para aperfeiçoar a parceria entre a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o presidente da Emater, Rafael Gouveia, recebeu uma comitiva da regional de Goiás do MDA nesta segunda-feira, 17, na sede da Agência.

Durante o encontro, Gouveia apresentou para o coordenador do escritório do MDA Goiás, José Valdir Misnerovicz, as ações e programas atuais que a Emater está realizando em Goiás e os projetos que estão sendo desenvolvidos para serem implantados no Estado.

De acordo com o presidente, a parceria da instituição com o Governo Federal é muito importante para a execução das políticas públicas voltadas para o fortalecimento da Agricultura Familiar no estado. “Nós estamos à disposição para auxiliar o Governo Federal e garantir que as políticas públicas nacionais cheguem aos agricultores goianos. Temos condições de auxiliar tanto na área de pesquisa, quanto na área de assistência técnica e capacitação através dos projetos que já executamos aqui e com condições de ampliar o atendimento”, destacou Rafael.

José Valdir Misnerovicz também reforçou sobre como o diálogo próximo com a Emater será priorizado nessa gestão. “Estamos estreitando relações com todas as instituições de Goiás que têm ações e projetos que envolvem a agricultura familiar em busca de parcerias que possam proporcionar que o maior número de agricultores familiares sejam atendidos com as políticas públicas que são de responsabilidade do governo federal”, relatou.

“Sabemos que o Governo Estadual tem desenvolvido muitas ações importantes em Goiás. Nossa ideia é construir uma ação articulada para que possamos potencializar esses projetos”, justificou o coordenador afirmando que a reunião com a Emater é fundamental porque a Agência está diretamente envolvida com o público que o MDA deseja alcançar com as políticas do Governo Federal.

Participaram ainda da reunião, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira Alves, a diretora de Pesquisa Agropecuária da Emater, Maria José del Peloso, o chefe de gabinete, Edilson Alencar, e os integrantes da equipe do MDA Goiás, Glays Rodrigues Matos e Luiza Medeiros.

Saiba mais
O MDA é um órgão da administração pública federal direta e tem dentro da sua área de competência o desenvolvimento rural sustentável voltado à agricultura familiar, aos quilombolas e a outros povos e comunidades tradicionais; sistemas locais de abastecimento alimentar, compras públicas de produtos e alimentos da agricultura familiar; comercialização, abastecimento, armazenagem e garantia de preços mínimos; estoques reguladores e estratégicos de produtos agropecuário; biodiversidade, conservação, proteção e uso de patrimônio genético de interesse da agricultura familiar; entre outros.