Alunos da rede pública de Goiânia visitam sede da Emater

Ação faz parte do projeto Plantando Saberes e visa à divulgação do trabalho da Agência e a conscientização ambiental nas crianças (Fotos: Yurhi Monteiro)

Alunos do 5° ano da Escola Municipal de Tempo Integral Presidente Dutra visitaram a sede da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) nessa terça-feira, 26. A ação faz parte do projeto Plantando Saberes e tem como objetivo apresentar os espaços e o trabalho realizado pela Emater em Goiânia.

O Plantando Saberes busca desenvolver uma conscientização ambiental junto a estudantes do ensino fundamental I e II, além de ampliar os seus conhecimentos sobre solos, plantio, sustentabilidade e produção científica.

“Eu adorei conhecer a Emater. Foi muito legal e divertido. E ainda vou levar para casa a muda de baunilha que ganhei no sorteio. Já quero voltar de novo”, afirma Erick, de 10 anos, um dos alunos que participou da visita.

Criado pela Emater, o projeto é destinado a estudantes da primeira fase do ensino fundamental, com idades entre 6 e 10 anos.

“Nós apresentamos plantas nativas, o preparo de composto orgânico, semeadura, falamos sobre solo e germinação. Queremos que as crianças conheçam o que elas estão comendo, porque muitas vezes elas veem o fruto e não imaginam como é a árvore ou de onde vêm”, explica Janeth Coelho Pacheco, coordenadora do Plantando Saberes.

Além da Escola Presidente Dutra, outras cinco escolas já fizeram parte desta visitação. Durante a visita, as crianças têm a oportunidade de conhecerem galeria permanente da Agência, o Complexo de Laboratórios, o Horto de Plantas Bioativas, a Unidade Didática de Agroindústria e a Estação Experimental Nativas do Cerrado, onde realizam o plantio de uma muda de árvore nativa, que posteriormente é batizada com o nome da escola visitante.

Como participar

As escolas interessadas em realizar uma visita podem fazer o cadastro pelo site da Emater, no link https://www.emater.go.gov.br/wp/projeto-plantando-saberes/. É preciso responder o formulário com informações como data e horário pretendidos, dando preferência para terças e quintas. “Pode ser no horário matutino ou vespertino e a gente pede para que venham pelo menos 40 alunos acompanhados pela equipe pedagógica da escola”, ressalva Janeth Pacheco.

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias