Presidente da Emater participa do encerramento da Semana de Capacitação e Empreendedorismo em Aurilândia

Durante 5 dias de evento, produtores e comunidade em geral puderam aprender como gerar renda através da manipulação de alimentos e bovinocultura (Fotos: Yurhi Monteiro)

O presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Gouveia, participou nesta sexta-feira, 23, do encerramento da Semana de Capacitação e Empreendedorismo em Aurilândia.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Emater e teve como objetivo capacitar produtores rurais e comunidade em geral, além de promover a formação de multiplicadores para futuras oficinas. Com a capacitação, os alunos poderão empreender e gerar renda através de todo conhecimento adquirido durante os cursos realizados nesta semana.

Durante o encerramento, o presidente Rafael Gouveia, reforçou que ações como esta realizada aqui em Aurilândia transformam a vida das pessoas, em especial da agricultura familiar do município. “Vamos intensificar nossas capacitações e levar os cursos para todos municípios goianos porque nosso objetivo é trabalhar cada vez mais para melhorar a vida das pessoas, promovendo o empreendedorismo, a geração de renda e empregos”, destaca.

A prefeita de Aurilândia, Cida Furtado, que é técnica efetiva e extensionista social da Agência licenciada, agradeceu a parceria entre as instituições para a realização deste evento. “Nossa cidade ficou 10 anos sem nenhum curso da Emater e estou muito feliz em retomar com as capacitações para nossa comunidade e fortalecer ainda mais nossa parceria com a Agência”, ressaltou a prefeita.

Na ocasião, o presidente Rafael Gouveia fez a entrega de mais de setenta certificados de qualificação aos participantes.

Cursos

Entre os dias 19 e 23 de junho, as extensionistas sociais da Emater realizaram cursos de salgados, doces, panificação e quitandas.

“São inúmeros os benefícios que essas capacitações são capazes de gerar aos produtores rurais, agricultores familiares e para a população em geral, mas o principal é que, com a manipulação correta dos alimentos e o aproveitamento total da produção, eles podem aumentar sua fonte de renda através da comercialização de produtos”, explica Janete Rocha, supervisora de Desenvolvimento Social da Emater.

Em depoimento, Luzia Maria Guimarães, de 78 anos, ressaltou o quanto gostou de participar do curso de doces cristalizados. “Foi ótimo e a professora é muito boa. Eu sonhava em fazer esse curso e com esse evento, o meu sonho se concretizou”, afirma.

Eduvirge Rosa da Silva, de 75 anos, também foi uma das alunas e deseja que mais capacitações como esta sejam realizadas na cidade. “Foi muito bom. Quero que a Emater promova mais cursos assim aqui em Aurilândia”, comenta.

Além dos cursos na área de culinária, a Semana de Capacitação e Empreendimento também contou duas palestras: uma sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, ministrada pela Janete Rocha, e outra sobre Bovinocultura, com o coordenador da Unidade Regional Rio dos Bois, Claudionor Tomaz Severino.