Regularização de queijarias artesanais permite comércio interestadual

Em Goiás, processo é feito por meio da Agrodefesa e com orientações de cartilha produzida pela Seapa

No episódio de hoje (14/6) do Campo de Saber, série de webinários da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a assessora técnica da unidade regional Rio Paranaíba, Francismar Trevisoli, falou um pouco sobre Queijarias Artesanais, dando ênfase no processo de regularização dos estabelecimentos e o passo a passo do processo.

De acordo com Francismar, produtos artesanais estão cada vez mais populares e, por isso, é necessário que os produtores busquem a regularização. “Esses produtos ganharam o mercado e obtiveram uma valorização, só que produtos de origem animal possuem uma legislação sanitária muito incisiva quanto à qualidade. É preciso estar formalizado”, destaca.

Segundo a assessora e conforme prevê a legislação sanitária brasileira, existem dois selos de identificação artesanal que asseguram a qualidade desses alimentos: o Selo Arte (2018) e o Selo Queijo Artesanal (2019). O primeiro permite o comércio nacional de produtos alimentícios produzidos artesanalmente, enquanto o segundo possibilita a comercialização de queijos feitos a partir do leite cru em estabelecimentos rurais. “A lei prevê uma série de medidas que a propriedade tem que cumprir para poder usar o leite cru”, ressalva Francismar.

A palestrante ainda aproveitou a oportunidade para mostrar um passo a passo sobre o processo de regularização de queijarias artesanais em Goiás. De acordo com a técnica, o requerimento é feito por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). É necessário que o produtor envie uma planta baixa do empreendimento para o órgão, que irá analisar o documento. Estando tudo correto, a Agrodefesa envia o parecer técnico ao proprietário, sem necessidade de locomoção, já que atualmente o processo é feito de forma online.

Para saber mais sobre a regularização de queijarias artesanais e o passo a passo completo do processo, assista ao vídeo:

YouTube player

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias