A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) divulgou, nesta segunda-feira (15), o Balanço Social 2021, terceira edição do documento que tem o objetivo de prestar contas do trabalho realizado pela Agência ao lado do agricultor familiar. O documento pode ser acessado pelos interessados na Biblioteca Virtual, no site da Agência.
O Balanço Social da Emater reúne todas as informações que demonstram como as atividades executadas pela entidade foram convertidas em benefícios para a sociedade goiana. O relatório levanta detalhes sobre o desempenho socioeconômico da Emater, com análise comparativa e quantitativa de dados obtidos dos sistemas informáticos da instituição, utilizando o modelo do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), com a adoção do conceito de lucro social da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Apesar de ter em sua essência informações contábeis, no Balanço Social também são contadas as histórias das principais realizações e entregas, destacando o relacionamento da Agência com a sociedade, em especial, os agricultores familiares. O documento reforça o cumprimento da missão institucional da Emater de contribuir com o desenvolvimento rural sustentável, proporcionando o aumento de renda e qualidade de vida no campo.
“O Balanço Social é uma publicação inovadora da Emater, sendo um instrumento de governança, transparência e responsabilidade social e ambiental, atestando a lisura das ações desenvolvidas pela Agência”, destaca o presidente da Emater, José Ricardo Caixeta, que lembra ainda que o documento já foi reconhecido pelo Estado de Goiás como importante meio de transparência, com o prêmio Goiás Mais Transparente.
Ainda segundo Caixeta, o Balanço Social “também representa o resultado de um trabalho conjunto de extensionistas, pesquisadores e servidores administrativos da Emater, que deram legitimidade aos resultados da Agência, por meio de serviços relacionados à criação e disseminação de tecnologias, disponibilizadas pela pesquisa agropecuária, assistência técnica e extensão rural à população goiana”.
Resultados 2021
Na edição relativa ao ano de 2021, destaca-se o retorno em investimentos: a cada R$ 1 aplicado na Emater, R$ 6,14 foram retornados para a sociedade goiana. Esse número, que caracteriza o lucro social, leva em consideração indicadores econômicos, sociais e ambientais. Os dados auferidos servem de base para análises estratégicas e tomadas de decisões em relação ao planejamento institucional.
Além disso, o documento ainda traz informações sobre o projeto Bovinocultura Sustentável, o programa que disponibiliza sementes de milho selecionadas a preços acessíveis em todo o estado e o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino (Pró-Genética). Apresenta, ainda, o trabalho de produção de mudas nativas do Cerrado e bioativas, além do esforço que visa à segurança alimentar no Norte goiano com base no cultivo da mandioca, avanços na área de gestão, entre outros.O Balanço Social 2021 pode ser acessado na Biblioteca Virtual da Emater, disponível no site da Agência (www.emater.go.gov.br), ou diretamente clicando AQUI.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias