A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com outras 17 entidades, promovem no mês de novembro a 4° edição do Projeto Virada Ambiental. As ações são realizadas prioritariamente entre os dias 22 e 27, quando são efetivadas atividades simultâneas em cerca de 200 municípios goianos. O evento é uma iniciativa de mobilização social que tem como objetivo o incentivo ao plantio de espécies nativas do Cerrado, como também o intuito de resgatar a biodiversidade, recuperar serviços ambientais do ecossistema goiano e promover a compensação de carbono como forma de diminuir os prejuízos causados pelo efeito estufa.
A Emater é parceira do evento desde sua primeira edição, sendo uma das instituições responsáveis pela avaliação e seleção dos locais onde serão feitos os plantios dessas mudas e na identificação de nascentes, margens e/ou mananciais que se encontram desprotegidos, atuando em prol da recuperação destas áreas. A Agência também oferece suporte técnico e disponibiliza pessoal para palestras e apresentações durante todos os dias do evento.
“Participar da Virada Ambiental reafirma o posicionamento da Emater enquanto órgão público comprometido com o cuidado do meio ambiente. A união de esforços garante que sejam alcançados resultados cada vez mais significativos, trazendo a sociedade para refletirmos juntos sobre as tomadas de decisões e iniciativas inovadoras em prol da preservação ambiental”, afirma Pedro Leonardo Rezende, presidente da Emater.
Além da mobilização da comunidade e da seleção das áreas degradadas, a Emater também é responsável pela supervisão do plantio das espécies nativas, de forma que venha a garantir que seja realizado da maneira mais correta durante e no período posterior ao cultivo.
A capilaridade da Emater permite que a mobilização junto aos municípios seja cada vez maior. “Esse ano estipulamos a meta de 200 municípios inseridos, uma vez que, quanto mais pessoas se envolvam nessas ações, maiores são as chances do objetivo ser alcançado. Ao estimular a participação e levar informações sobre a importância da preservação ambiental, visto que todo o sistema de produção atualmente deve seguir critérios sustentáveis, promovemos uma consciência coletiva sobre o meio ambiente”, destaca Antelmo Teixeira, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater.
Sobre a Virada Ambiental
Iniciativa da UFG, em parceria com entidades públicas como a Emater, a AGM e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Projeto Virada Ambiental nasceu alinhado à Lei Ordinária n°20.552/2019, que instituiu o Dia Estadual da Consciência Ambiental em Goiás, comemorado em 22 de novembro. Ainda em 2019, as instituições que apoiam o programa convidaram a sociedade para participar do plantio simultâneo de 160 mil mudas de espécies nativas nas mais diversas regiões de Goiás. A intenção é alcançar novas cidades a cada edição, a fim de ampliar a proteção ao meio ambiente.
SERVIÇO
Confira abaixo a programação de alguns dos municípios que participam da Virada Ambiental:
22/11 (terça-feira)
Abertura Oficial da Semana da Consciência Ambiental
Cidade: Goiânia/GO
Horário: 9h
Local: Estrada São Domingos, próximo a Elevatória de Água Bruta Meia Ponte da SANEAGO
Plantio de Mudas
Cidade: Abadia de Goiás/GO
Horário: 8h
Local: Nascente do Jardim do Lado (Região Sul)
Dia do Plantio dos Ipês
Cidade: Pirenópolis/GO
Horário: 9h
Local: GO-338
23/11 (quarta-feira)
1° Encontro de Educação Ambiental
Cidade: Goianápolis/GO
Horário: 8h às 17h
Local: Escola Municipal Professor Halley de Souza Verdu Machado
24/11 (quinta-feira)
Pedal Ecológico com café da manhã e plantio de mudas
Cidade: Abadia de Goiás/GO
Horário: 8h
Local: Parque Estadual Telma Ortega
25/11 (sexta-feira)
Plantio de mudas
Cidade: Pires do Rio/GO
Horário: 9h
Local: Alameda das Princesas c/ Alameda do Duque – Alto da Baronesa
26/11 (sábado)
Distribuição de mudas nativas do Cerrado
Cidade: Goiânia/GO
Horário: 9h às 12h
Local: Bosque da Amizade – Setor Sul
Ações sobre Educação Ambiental, festival gastronômico e exposições culturais
Cidade: Luziânia/GO
Horário: 7h às 20h
Local: Parque Ecológico
27/11 (domingo)
Pedal Ecológico com café da manhã e plantio de mudas
Cidade: Inhumas/GO
Horário: 7h
Local: Lago Lúzio de Freitas Borges
30/11 (quarta-feira)
Café da manhã e plantio de mudas
Cidade: Mossâmedes/GO
Horário: 9h
Local: Auditório da Câmara Municipal
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2300
www.emater.go.gov.br
@ematergoias