Presidente da Emater toma posse no Conselho de Administração da Anater

Indicação foi feita pelo Conseagri e validada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

O presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo Rezende, foi empossado no cargo de membro titular do Conselho de Administração da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (CDA/Anater).

O termo da posse foi assinado pelo presidente do CDA, Marcos Montes Cordeiro, conforme previsto na lei n° 12.897, de 18 de setembro de 2013 e art. 7° do Decreto n° 8.252, de maio de 2014. Sendo assim, cabe ao membro titular do CDA atribuições como o estabelecimento da orientação geral da gestão, promoção e observação do cumprimento das metas do Contrato de Gestão e zelo pela sustentabilidade da Anater no processo de definição dos negócios e operações.

“É uma honra poder contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar enquanto membro do Conselho de Administração da Anater. Esta instituição é de extrema importância para elaboração e execução das políticas públicas de do governo federal para apoio ao segmento, uma vez que a agricultura familiar é o pilar do abastecimento de milhares de famílias brasileiras”, afirma Pedro Leonardo Rezende.

Pedro Leonardo de Paula Rezende é zootecnista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), especializado em produção animal pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestre e doutor em ciência animal também pela UFG. É servidor efetivo da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e foi intitulado presidente da Emater no ano de 2019, onde permanece atualmente.

O presidente da Emater foi indicado para a função no CDA da Anater pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri) no mês de agosto e, cerca de um mês depois, a indicação foi validada pelo já citado Marcos Montes Cordeiro, atual Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O membro agora empossado cumprirá dois anos de mandato, período que pode ser prorrogado por mais dois anos.

Pedro Leonardo Rezende é presidente da Emater desde 2019

Sobre a Anater

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) foi regulamentada em 2014 e surgiu com o intuito de articular e organizar a execução desses dois ofícios em âmbito estadual e municipal, apontar e classificar as demandas dos agricultores familiares brasileiros, gerir os recursos públicos destinados a esses serviços e, sobretudo, desenvolver o caráter efetivo de assistência técnica e extensão rural no Brasil.

Nasceu entre a parceria da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e o já extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), após essas duas instituições públicas enxergarem a necessidade da criação de um órgão inteiramente envolvido com as demandas de superação da pobreza no meio rural.

É de sua competência a promoção sustentável do desenvolvimento rural, proporcionando a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares, além de pequenos e médios produtores, se consagrando assim uma referência no cenário nacional na gestão desses ofícios.