Emater alcança 3° lugar no ranking de compliance

Programa avalia desempenho e esforço das instituições estaduais com base em critérios morais e éticos

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) ficou em 3° lugar do grupo 2 no ranking do Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP). O secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), órgão que coordena o PCP, Henrique Ziller, esteve na Emater na quarta-feira (19/10), para entregar pessoalmente o certificado.

O presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, apontou que a aplicação das metodologias trouxe um benefício enorme para a instituição e a sociedade. “O Programa de Compliance Público nos auxilia na boa utilização dos recursos públicos, trazendo máxima economicidade aos nossos processos. Tão importante quanto essa premiação, são os resultados que conseguimos alcançar”.

Já Henrique Ziller destacou que o bom desempenho representa o esforço dos órgãos ao longo do ano. “Fiquei encantado com o trabalho da Emater. Este certificado é merecido pelo trabalho e dedicação de vocês”. Na ocasião, o secretário-chefe da CGE ainda antecipou que será realizada uma cerimônia de premiação no final do ano.

Ranking do compliance

O ranking do PCP deste ano avaliou o nível de desempenho e esforço de 45 órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado de Goiás, de acordo com critérios de quatro eixos prioritários, sendo eles ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos. A Emater alcançou o resultado devido ao bom desempenho na aplicação das metodologias em seus processos.

Por isso, Simeire Pereira, chefe de Gabinete e secretária-executiva do Compliance na Emater, dividiu o certificado com o time da Agência. “Esse reconhecimento é de toda a Secretaria Executiva e dos proprietários de riscos, que são as peças-chave aqui. Além disso, só temos a agradecer ao suporte dos facilitadores da CGE”, destacou.

Por fim, o consultor da CGE, Tiago Borges, que trabalha na orientação das equipes da Emater, enfatizou que os servidores fazem o programa acontecer na prática. “Quando apenas a alta gestão se empenha em fazer ou os servidores se dedicam sozinhos, o programa não consegue ser efetivado. Especialmente neste ano, percebemos vários resultados positivos aparecendo na Agência”.

Também participaram da reunião a chefe da Comunicação Setorial, Ana Flávia Marinho; o diretor de Pesquisa Agropecuária, João Asmar Júnior; o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira; o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural, Luiz César Gandolfi; o gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Natalino Almeida; a assistente de Gestão Administrativa, Marlene Sônia de Araújo; a gerente de Pesquisa Agropecuária, Claudia Pimenta; a analista de Desenvolvimento Rural, Elen Pacheco; o ouvidor, Henrique Stabile; o gerente de Compras Governamentais, Murilo Velozo; o gerente de Auditoria em Compliance da CGE-GO, Adriano Abreu de Castro; e o superintendente de Auditoria da CGE, Luis Crispim.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias