Emater e Prefeitura de Jussara restauram área de produção agrícola em escola

Iniciativa, na escola Comendador João Marchesi, visa à capacitação, geração de empregos, garantia de segurança alimentar e alavancar a produção do município

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com a Prefeitura de Jussara, o Centro de Referência de Assistência Social Elviro Bonfim (Cras) e a Escola Agrícola Comendador João Marchesi, iniciou, em maio de 2022, o projeto de reestruturação da escola agrícola.

Com o objetivo de reorganizar e revitalizar a área de produção da escola agrícola, o projeto pretende envolver a comunidade do município de Jussara, além de auxiliar famílias assentadas e acampadas na região com produção de frutas, hortaliças e atividade pecuária.

“A escola já é produtora há alguns anos, mas está precisando de uma reestruturação nessa área. A Emater entra dando assistência técnica, reavaliando os locais de plantio, quais culturas serão implantadas, quais serão as áreas frutíferas e também as de criação animal”, explica a engenheira agrícola Mellânia Assunção, técnica da Emater.

A iniciativa pretende incluir famílias de baixa renda, idosos, assentamentos, acampamentos, população carcerária e, futuramente, estudantes do curso de agronomia da Faculdade de Jussara (FAJ). Os estudantes participarão como mão de obra voluntária, tendo direito a atividades de produção e horas complementares.

“Nossa expectativa é que o projeto traga benefícios para o nosso município, como atendimento às famílias em vulnerabilidade e variedade na merenda escolar”, conta a diretora dos Recursos Humanos de Jussara, Luany Priscila Rebouças.

As atividades pedagógicas na escola retornam no início de 2023, para estudantes do primeiro ao quinto ano. “Nosso foco é deixar a horta funcionando, para que, no início das aulas, a estrutura já esteja organizada também para esses alunos terem disciplinas nessa parte do campo”, completa Luany Rebouças.