Emater, Sindicato Rural e ABCZ realizam feira Pró-Genética em Jussara (GO)

Evento conta com palestras e promove comercialização de touros puros de origem para pecuaristas da região | Imagem: Adobe Stock

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), realizam, nos dias 10 e 11, a feira do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética), no município de Jussara (GO).

A feira Pró-Genética é organizada pela Emater, em conjunto com o Sindicato Rural de Jussara, com coordenação a nível estadual da assessora técnica da Emater, Ana Kassia de Oliveira, e mobilização de produtores pela técnica e engenheira agrônoma Mellânia Assunção. A ABCZ é responsável por selecionar os animais ofertados na feira e convidar os criadores.

O evento, que conta ainda com o suporte da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), tem o objetivo prioritário de levar tecnologias a pequenos pecuaristas por meio da oferta de touros puros de origem (PO), além da realização de palestras sobre genética e produtividade bovina.

Os touros que serão comercializados na feira são considerados melhoradores por serem puros de origem e, por isso, conseguem imprimir uma genética superior aos animais reproduzidos a partir deles, visando o aumento e o melhoramento da produção de leite e carne. Serão ofertados 32 touros das raças Nelore e Tabapuã e, para a exposição, serão 12 touros da raça Sindi.

Os ofertantes, além de possuírem o registro definitivo da ABCZ, que certifica que o animal é puro de origem, necessitam apresentar diversos exames: o andrológico positivo, atestando a qualidade do animal como reprodutor; exame negativo para brucelose e tuberculose; idade de até 42 meses e a comprovação de peso mínimo de acordo com a raça, idade e regime alimentar. 

Programação

10/06

10h – Manejo do gado na ordenha como prevenção da mastite (Walmir Elias Costa, veterinário da Emater-GO)
11h – Recuperação e manejo de pastagens degradadas – caso de sucesso da agricultura familiar (Fernando Coelho, Zootecnista Emater-GO)

11/06

09h – Critérios para escolha do touro (Leonardo Figueiredo Neto, ABCZ Goiânia)
10h – Integração Lavoura Agropecuária (Sérgio Martins de Oliveira, engenheiro agrônomo da Emater-GO)

Local: Parque de Exposições Valdemar Moiana
Endereço: Av. Marechal Rondon S/N, Vila Rebouças


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias