Uso de sementes de qualidade permite menor custo de produção, indica especialista

Em live transmitida pela Emater, Taís Araújo destaca a importância da preservação das sementes no cultivo de hortaliças

Em live transmitida nesta quarta-feira (01), no canal da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) no YouTube, engenheira agrônoma e doutora em agronomia da Emater, Taís Ferreira, apresentou as particularidades das sementes no cultivo de hortaliças.

As principais qualidades em relação às sementes estão ligadas ao seu potencial físico, fisiológico e sanitário. De acordo com a especialista, uma semente íntegra, sem ação de insetos e danos causados pelo armazenamento, irá interferir no seu potencial fisiológico, isto é, na sua capacidade de germinação. 

“A qualidade sanitária é a integridade da semente em relação à infecção e contaminação por outros agentes patogênicos”, explica Taís Ferreira. Segundo ela, quando ocorre a contaminação da semente, é possível recuperar seu potencial de germinação por meio de tratamento. No caso das sementes infectadas, é necessário o uso da termoterapia para a recuperação de sua integridade. 

A engenheira agrônoma destaca ainda que o trabalho na preservação da qualidade da semente garantirá maior uniformidade da hortaliça, melhor qualidade sanitária, menor custo de produção e perpetuação da espécie, eliminando etapas de tratamento e recuperação das sementes. 

Confira a live completa

YouTube player


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias