O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), participa da 63ª Exposição Agropecuária de Anápolis (Expoana). A abertura oficial do evento, nesta quarta-feira (04/05), às 20 horas, vai contar com a participação do governador Ronaldo Caiado e dos titulares dos órgãos, Pedro Leonardo Rezende (Emater), Tiago Mendonça (Seapa) e José Essado Neto (Agrodefesa), além de outras autoridades públicas e representantes de entidades do setor. A programação segue até domingo (8/5), com feirão agro, palestras, cursos, rodadas de negócios, demonstrações técnicas, shows e rodeio.
Emater, Seapa e Agrodefesa estão juntas no Estande do Governo de Goiás, onde o público vai encontrar informações sobre programas estaduais, orientações técnicas e demonstrações. Dentro da agenda da Exposição, equipes da Emater vão ministrar palestras no Auditório Tatersal do Parque de Exposições Agropecuárias de Anápolis. A primeira delas ocorreu na última terça-feira (3/5), às 20 horas. Fernando Coelho falou sobre “Manejo e recuperação de pastagem”. Nesta quinta-feira (5/5), às 18 horas, Dulce Pereira abordará o “BRS Capiaçu: Volumoso de baixo custo e bom valor para a pecuária”. No mesmo dia, às 20 horas, Géssyca Neves explicará a “Influência genética na qualidade da carne bovina”. Na sexta-feira (6/5), às 20 horas, Álvaro Gonçalo detalhará o tema “Agricultura orgânica: semeando sustentabilidade”.
“A Emater estará presente na Expoana com estande próprio, onde são oferecidas orientações técnicas e demonstrações sobre as iniciativas voltadas ao produtor familiar de Goiás. Além disso, nossos técnicos realizarão uma série de palestras com temas atuais e de interesse do produtor familiar. Esta é uma oportunidade de nos aproximarmos ainda mais dos agricultores familiares goianos, que são o público-alvo da Agência, com o objetivo de apresentar e esclarecer dúvidas referentes aos projetos que desenvolvemos, que são voltados especialmente para eles”, comenta o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende.
O secretário Tiago Mendonça comenta que o retorno do evento de forma presencial contribui para o intercâmbio de informações entre os segmentos do agro. “A Expoana é um dos maiores e mais tradicionais eventos agropecuários do Estado. O Governo de Goiás não poderia ficar de fora neste retorno do público ao Parque de Exposições de Anápolis. Teremos equipes à disposição para tirar dúvidas técnicas e fornecer informações sobre os nossos programas. Vamos nos encontrar, trocar experiências e ajudar a fortalecer o agronegócio goiano”, diz o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça.
A 63ª Exposição Agropecuária de Anápolis também tem o apoio da Prefeitura de Anápolis, do Sebrae Goiás, do Sicoob e do Sistema Faeg/Senar. O evento segue até domingo (08/05), com benefício de entrada solidária para o visitante: na quarta e na quinta, o ingresso é um quilo de alimento não-perecível; na sexta, dois quilos de alimentos não-perecíveis; no sábado, haverá cobrança de ingresso no valor de R$ 50, mas quem levar um quilo de alimento não perecível pagará meia.
SERVIÇO
Abertura oficial da 63ª Exposição Agropecuária de Anápolis (Expoana)
Data: 4 de maio de 2022 (quarta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Parque de Exposições Agropecuárias de Anápolis / Sindicato Rural de Anápolis (margem da BR-153, próximo ao viaduto que dá acesso ao Clube das Acácias)
Entrada: 1kg de alimento não perecível