Profissionais da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) se reuniram na última quarta-feira (31) para dar início ao plano de ação que estabelece a implantação da Gestão de Riscos no setor de Crédito Rural. O serviço é um dos mais demandados pelos agricultores familiares atendidos pela instituição, que elaborou somente em 2021 mais de dois mil projetos de financiamento.
A ação integra o Programa de Compliance Público (PCP), instituído em 2019 pelo Governo de Goiás para garantir mais transparência em todas as entidades e pastas que compõem o Poder Executivo goiano.
A Gestão de Riscos é um dos eixos que fundamentam o PCP, ao lado da Ética, Transparência e Responsabilização, estabelecendo práticas de infraestrutura, políticas e metodologias que possibilitem a identificação de certezas e antecipação de desafios para evitar possíveis eventos negativos. Já foi implantada em três seções da Emater: licitações e contratos, folha de pagamento e Programa Produzir Brasil.
O mapeamento da matriz de riscos já foi realizado, para assim viabilizar a demarcação de indicadores, metas e ações. Os resultados esperados incluem a agilidade nos atendimentos, o aumento de percentual de atendimento das demandas, redução de retrabalho, aumento do número de projetos aprovados e melhoria da imagem da instituição no mercado.
Participaram da reunião o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Luiz César Gandolfi; o engenheiro agrônomo, Juarez Bucar; a analista de Desenvolvimento Rural, Elen Pacheco; e a assessora técnica, Ana Kassia Ribeiro.
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