Manejo de bacias hidrográficas envolve água, solo e vegetação, explica engenheiro florestal da Emater

Em live transmitida pela instituição, Leo Lince destacou atuação da entidade para realizar trabalho de recuperação ambiental em propriedades rurais do Estado

Tornar compatíveis produção e preservação ambiental é um dos principais objetivos do manejo de bacias hidrográficas. É o que explicou o engenheiro florestal da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Leo Lince, em live transmitida pela instituição, na última quarta-feira (16), no YouTube.

O profissional afirmou que a administração apropriada dos recursos naturais de uma bacia deve ser realizada integralmente, envolvendo água, solo e vegetação. “Uso adequado do solo, manutenção adequada da cobertura vegetal, controle de poluição, regulamentação do uso da água e até mesmo construção de obras hidráulicas necessárias”, listou.

Ainda durante a apresentação, Lince destacou as iniciativas da Emater que visam a recuperação ambiental em propriedades rurais. Entre elas está o Programa de Preservação das Microbacias Hidrográficas e a implantação da Unidade Demonstrativa de Gestão de Solo e Água do Estado, na Estação Experimental da Emater em Araçu. O local funcionará como modelo para que produtores rurais goianos possam aplicar em suas propriedades as técnicas de preservação utilizadas na unidade.

“O nosso trabalho tem como objetivo tornar compatível a produção com a preservação. Nós concentramos os nossos esforços a fim de que todas as atividades econômicas desenvolvidas dentro das bacias sejam realizadas de forma sustentável”, pontuou o engenheiro.

Confira a live completa

YouTube player

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias