A edição do Agro Record exibida no último domingo (12) mostrou o trabalho da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), com apoio da Fundação de Amparo de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás (Fapeg), para fomentar a criação de peixes híbridos por pequenos produtores do Estado.
Desenvolvida na Estação Experimental da Emater em Anápolis, a pesquisa avalia metodologias de criação de híbridos de peixes redondos adaptadas às condições produtivas de piscicultores enquadrados na agricultura familiar. O intuito é desenvolver espécies que melhor se adequem à realidade do pequeno produtor goiano, auxiliando na geração de renda das famílias rurais.
“Nós esperávamos que para esta região de Goiás, que é mais alta, o desempenho da patinga seria superior. Porém está nos surpreendendo muito o tambatinga, um cruzamento com o tambaqui, que é um peixe amazônico, que teoricamente sofre mais no frio. Ele está crescendo bem melhor”, detalhou Rolando Mazzoni, um dos coordenadores da pesquisa.
Confira a reportagem na íntegra
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias