Dia de Campo discute experiências com BRS Capiaçu em Morrinhos

Variedade de capim apresenta alto potencial produtivo para a bovinocultura leiteira, com produção de silagem até seis vezes maior que a obtida a partir do milho | Imagens: Denis Almeida/Emater

A Prefeitura Municipal de Morrinhos, com apoio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), promoveu nesta sexta-feira (05) um Dia de Campo para mostrar experimentos com BRS Capiaçu, variedade de capim com alto potencial produtivo para a bovinocultura leiteira.

Durante o encontro, foram distribuídas mudas da gramínea para cerca de 150 produtores rurais da região e apresentadas palestras para mostrar características da planta. O BRS Capiaçu é um clone de capim-elefante, lançado em 2016 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A silagem produzida a partir dele é tida como uma alternativa mais barata para suplementação do pasto, especialmente no período da seca.

“O objetivo do Dia de Campo foi mostrar o potencial desse capim para a produção de silagem e também para sistemas intensivos, como o pastejo rotacionado”, esclarece o diretor de Assistência Técnica da Emater, Antelmo Teixeira, presente no evento. Segundo ele, apesar dos estudos desenvolvidos com BRS Capiaçu ainda serem escassos, já é possível demonstrar as competências atribuídas à variedade em relação a outras culturas utilizadas na produção de silagem.

Conforme apresentado, análises iniciais conduzidas pelo Instituto Federal Goiano (IFGoiano) e Emater, o volume de silagem obtido a partir do BRS Capiaçu chegou a ser seis vezes maior do que o produzido por milho. Além disso, a cultivar possibilita a realização de vários cortes, sem necessidade de replantio, o que confere à lavoura um período de vida longo se bem manejada.

O Dia de Campo foi realizado pela Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, com parceria da Emater, IFGoiano, Grupo Horta Comunitária e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A mesa diretiva foi composta, entre outras lideranças, pelo diretor de Assistência Técnica da Emater, Antelmo Teixeira; o prefeito de Morrinhos, Joaquim Guilherme; o secretário Municipal de Agricultura, Gilmar Gomes Vieira Filho; e o presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Município de Morrinhos (Cooperfat), Divino Goulart da Silva.

Unidades de multiplicação

Desde 2020, a Emater vem implantando unidades de multiplicação de BRS Capiaçu em diversos municípios do Estado. Já são 160 locais, que funcionam como centros de disponibilização de mudas da variedade. O intuito é que os produtores possam articular entre si uma espécie de rede de compartilhamento.

As instalações estão espalhadas em todas as regionais administrativas da Emater em propriedades assistidas pela entidade: Região Planalto (13), Região Vale do Paranã (28), Região Rio dos Bois (11), Região Rio das Antas (29), Região Vale do São Patrício (12), Região Rio Vermelho (05), Região Rio Paranaíba (19), Região Estrada de Ferro (14), Região Sul (02), Região  Caiapó (06), Região Serra da Mesa (14) e Região  Sudoeste (07).

Com a distribuição da planta sendo realizada pela Emater, fica garantida a entrega de um produto original, já que muitas mudas de BRS Capiaçu disponíveis no mercado são visualmente semelhantes, mas intrinsecamente não têm as mesmas características desse capim. Para saber como adquirir mudas, entre em contato com o escritório local da Emater mais próximo de seu município. Consulte contatos e endereços no site www.emater.go.gov.br.