Emater organiza encontro entre produtores rurais e representantes da Enel para alinhar melhorias no fornecimento de energia

Objetivo é ouvir demandas do setor produtivo rural de Iporá. Principal reivindicação é buscar soluções para quedas de energia, que prejudicam especialmente pecuaristas leiteiros da região | Imagens: Ana Priscila/Setor de Comunicação da Enel Goiás

Produtores rurais de Iporá, município na Região Oeste de Goiás, tiveram a oportunidade de se reunir na última semana com representantes da Enel, empresa responsável pela distribuição de energia no Estado. O encontro foi articulado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) para que os agricultores pudessem levar suas demandas e esclarecer dúvidas sobre o fornecimento de energia ao setor produtivo rural.

Realizado pela empresa MF Rural, o evento colocou os produtores da cidade em contato com diretores de diversas áreas da distribuidora. A principal reivindicação é buscar soluções para as quedas de energia, grande parte provocada pela interferência de galhos de árvores no sistema elétrico. Preventivamente, a Enel propôs a poda das plantas para minimizar os riscos de interrupção do serviço e até mesmo de acidentes envolvendo a rede.

A coordenadora regional da Emater, Daniella Garcia, explicou que os produtores rurais da região sofrem bastante com a intermitência do abastecimento elétrico, já que a fonte de renda da maioria é obtida pela bovinocultura leiteira. “Quando acaba a energia, é perdida praticamente toda a produção, porque eles dependem dos tanques de resfriamento. Se acaba a energia, aquilo afeta o salário deles”, esclarece. 

Além disso, o evento serviu para aproximar o segmento produtivo rural e a empresa fornecedora, que por meio de seus representantes, pôde orientar a população presente e apresentar os investimentos que estão sendo executados no município para melhorar a qualidade do trabalho prestado. 

O intuito, ainda segundo a coordenadora Daniella, é tornar frequente esse tipo de encontro, para intensificar o atendimento de organizações prestadoras de serviços básicos entre a comunidade domiciliada no campo. “Muitas vezes o produtor fica isolado na zona rural, sem ter como fazer suas  solicitações e reclamações, dependendo apenas de canais de atendimento telefônicos”, pontua.

A reunião em Iporá teve o apoio também da vereadora pela cidade Heb Keller e do produtor de leite Evaldo José Santos Pereira, diretor da Cooperativa dos Produtores Rurais da Região do Rio Claro e da Santa Marta (Cooprimar). Novos encontros com a Enel em outros municípios goianos devem ser agendados em breve.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias