O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com a 3° Igreja Presbiteriana Independente, deu início, na cidade de Luziânia, ao curso de formação em crochê, voltado para as mulheres da instituição religiosa. A capacitação visa o ensino do artesanato para que sejam produzidos enxovais de bebês.
A ação, que foi proposta após reunião da igreja com a Emater, tem como objetivo compartilhar com as mulheres o conhecimento acerca do exercício manual para que elas possam, por meio de trabalho voluntário, doar as suas produções. A organizadora do curso, Rosilene de Fátima, destaca ainda que as mulheres podem usar esse aprendizado para buscar uma renda extra no futuro.
Ainda segunda ela, a junção de esforços foi muito importante para a realização da formação. “Nós da igreja proporcionamos o espaço e os materiais de trabalho e a Emater proporcionou o conhecimento. Por meio da instrutora da Agência, as mulheres que participam do curso, que são em sua maioria idosas e já aposentadas, ficam bastante empolgadas e aprendem bastante.”
A aposentada Regina Alves dos Santos é uma das que participam da capacitação. Ela conta sobre o aprendizado adquirido. “Está sendo muito bom, aprendi muitas coisas que não sabia. É uma grande ajuda, que vai valorizar bastante o meu trabalho. Eu fico realmente muito grata pelo curso”, conclui.
A instrutora responsável por ministrar as atividades é a extensonista da Emater, Maria Aparecida Pereira, que ressalta a relevância da formação. “É muito bom poder trabalhar com essas mulheres, e é também um exercício muito nobre, pois os enxovais produzidos serão doados para mães carentes. É muito bom estar representando a Emater e compartilhar o conhecimento”, diz ela.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias