Agroecologia: Emater difunde cultura de orgânicos em Goiás

Trabalho de fomento da Agência beneficia toda a cadeia, de produtores à sociedade

A agroecologia é o campo da agricultura que estuda técnicas agrícolas com potencial para a diminuição de efeitos agressivos ao meio ambiente, promovendo a inclusão social e proporcionando melhores condições econômicas para os agricultores. Dentro desse âmbito, a agricultura orgânica ganha destaque como uma alternativa de produtos naturais com menor impacto no meio ambiente e mais saudável para o consumo.

A demanda por produtos naturais tem feito com que pequenos produtores e produtores familiares busquem meios e tecnologias para implementar essa prática dentro da sua produção. Diante deste cenário, a Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária desenvolve projetos para fomentar essa atividade.

Segundo o Técnico da Emater, Álvaro Gonçalo, a instituição busca incentivar a produção de alimentos orgânicos em Goiás, movimentando o setor no estado e beneficiando vários municípios. Além disso, a agência atua no fomento à comercialização desses produtos, beneficiado a população com um menor consumo de agrotóxicos.

Em parceria com a Associação dos Produtores Agroecológicos de Anápolis e Região (Aproar), a Emater promove o desenvolvimento da agricultura orgânica no município de Anápolis por meio do incentivo de pesquisa, palestras, workshops e tecnologia. No ano de 2018, por exemplo, foi promovido pelas duas instituições o 6º Seminário Agroecológico de Anápolis (GO), que teve como tema: Semeando caminhos para a agricultura sustentável.

Sustentabilidade

O aumento do consumo de alimento orgânicos impulsiona a economia e contribui para o uso consciente do solo, vez que sua produção é baseada na compostagem, método que se vale da ação de microrganismos existentes em matérias orgânicas em decomposição. Por meio desse tratamento os vegetais se apropriam de elementos vivos e químicos para o desenvolvimento do solo, excluindo o uso de elementos artificiais e agrotóxicos e respeitando o tempo da natureza para a maturação dos vegetais.

A agricultura orgânica tem uma importância muito grande, principalmente na utilização intensiva de mão-de-obra, gerando grande número de empregos no campo. E a inovação, a prática sustentável e o manejo mínimo do solo incentivados pela Emater têm provocado um aumento de renda para os pequenos produtores e produtores familiares que desenvolvem essa cultura, com potencial de produção de vegetais sem afetar em sua qualidade e aumentando o bem-estar social.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Matheus Alves 
Informações à imprensa: (62) 3201-8767 / 99276-8126 comunicacao.ematergo@gmail.com