Emater e OVG realizam curso de panificação em Aurilândia

Ação visa capacitar agricultores familiares integrantes do PAA Estadual para agregar valor aos produtos que serão distribuídos pelo programa a pessoas em vulnerabilidade | Imagem: Dibulgação/Emater

Ocorre, na cidade de Aurilânida, entre os dias 03 e 06 de agosto, de maneira presencial, o curso de formação em panificação, exclusivo para produtores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual). Partindo de uma demanda dos próprios produtores rurais do município, o curso é organizado pelo Governo de Goiás, por meio da parceria entre a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e a Organização das Voluntarias de Goiás (OVG).

O curso tem como principal objetivo agregar valor aos produtos do PAA Estadual, que serão distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, famílias carentes, crianças e adolescentes em situação de insegurança alimentar. Todo o processo de distribuição é preparado e realizado pela OVG, enquanto a Emater fica responsável cadastramento e acompanhamento dos agricultores familiares.

A formação, que terá como público específico as mulheres que compõem as famílias integrantes do programa , tem como instrutora Maria Aparecida Pereira, extensionista da Emater. “Espero que as mulheres que estão participando do curso possam tirar todas suas dúvidas e melhorar, assim, suas produções. Por meio do processo de Boas Práticas de Fabricação, as mulheres poderão produzir vários tipos de bolos e pães”, diz.

Todo o processo do curso conta também com o importante apoio da Prefeitura de Aurilândia, responsável por disponibilizar as ferramentas, os objetos de trabalho e o espaço onde ocorre a capacitação. Vera Lucia de Britto, servidora da Emater, diz que está bastante animada com a ação. “Nós esperamos que essa formação forneça técnicas e receitas de segurança de alimentos para que as pessoas que precisam recebam produtos de qualidade”, explica

Vera ainda faz questão de lembrar que todo o desenvolvimento do curso só foi possível graças a junção de esforços do Estado de Goiás, por meio da Emater e OVG, com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da gestão municipal da cidade. “ É um projeto muito importante que tem o objetivo nobre de compartilhar conhecimento e distribuir produtos de qualidade e possível devido ao apoio de várias frentes”, conclui.