Emater e Ministério Público realizam Dia de Campo para apresentar projeto Ser Natureza em Jussara

A iniciativa visa preservar manancial do córrego Água Limpa, localizado no município

Para apresentar o projeto Ser Natureza, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) em parceria com o Ministério Público de Goiás e a Prefeitura de Jussara, realizou na última quarta-feira, 9, um Dia de Campo na cidade. Durante o encontro, as ações de gestão de solo e água que estão sendo realizadas na bacia do Córrego Água Limpa, manancial responsável pelo abastecimento hídrico do município, foram apresentadas a comunidade local.

Autoridades, lideranças e técnicos destacaram a importância do projeto na recuperação e preservação do córrego. “O meio ambiente não apresenta as consequências do que a gente faz com ele amanhã. Ele apresenta às vezes daqui um ano, dez anos, uma ou duas gerações. Com o passar do tempo e com as respostas que o meio ambiente foi nos dando, como Humanidade começamos a entender a necessidade da sua preservação”, destacou o promotor, Dr. Bernardo Morais Cavalcante, representante do Ministério Público.

O projeto, criado em 2008 pelo Ministério Público, consiste em ações de recuperação de nascentes e, além de preservação do solo, a água, a vegetação e recursos ambientais em todo o estado de Goiás. Ao todo, mais de 300 nascentes já foram recuperadas.

Outro fator importante dentro do projeto é a plantio de mudas, realizado durante o processo de recuperação das nascentes. Mudas nativas doadas por parceiros são plantadas nas áreas de preservação permanentes, contribuindo com a conservação do solo, ajudando a manter a nascente livre e consequentemente favorece a preservação do meio ambiente e a recomposição de matas ciliares.

O engenheiro florestal da Emater, Léo Lince, fez a apresentação técnica do projeto de gestão de solo e água na bacia do Córrego Água Limpa com relato do histórico das ações e da sua implantação, os parceiros e a sua importância para a garantia do abastecimento de água para a cidade de Jussara.

Mais ações

Em junho, técnicos da Emater da unidade local de Fazenda Nova, Apolônio Gomes e Francisco Evangelista, realizaram o estudo topográfico nas propriedades rurais de Jussara que são contempladas pelo projeto. Um trabalho que durou cerca de dez dias. Na ocasião, foi realizada a demarcação de curvas de nível nos locais.

“Em Jussara, foi realizado um projeto de gestão de solo e água. Nós fizemos um diagnóstico da área e o levantamento das nascentes que precisavam de serem cercadas para garantir um aumento na qualidade da água. Também realizamos ações de conservação de solo para manter/aumentar a água na bacia do córrego Água Limpa”, explica Léo Lince, supervisor de meio ambiente da Emater e responsável técnico do projeto.

Foram realizadas demarcações de curvas de nível na Estância Olhos Castanhos, Fazenda Massagana e Chácara Água Limpa. Essa técnica consiste em combater a erosão e ao mesmo tempo em que garante um solo produtivo para atividades agrícolas. A aplicação desse método consiste na criação de sulcos nas áreas em declives, chamadas de terraços.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias